Questão 1
Observe estas cinco frases-título recolhidas de notícias de jornal: I – TUMULTO À TOA. II – UM NÃO À VIOLÊNCIA. III – NOMEAÇÕES À VAREJO. IV – JANTARZINHO À LUZ DE VELA. V – FUTEBOL À EUROPEIA. Quantas delas contêm erro no emprego do acento indicativo de crase? a) uma. b) duas. c) três. d) quatro. e) cinco.
Resolvendo a questão
A crase marca a junção de duas vogais idênticas (a + a = à), para usá-la devemos observar as seguintes regras:
Não podemos esquecer das locuções femininas:
à vista, às cegas, às pressas, à esquerda, à direita, à força, à procura de, à espera de, às claras, às vezes, à tarde, à noite, à toa, à medida que, à proporção que, etc.
Ocorre também a crase com a preposição “a” e o “a” dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo, a(s):
Entreguei a carta àquele menino – por mais que menino seja um substantivo masculino, a fusão (crase) ocorre com a preposição “a” que acompanha o verbo “entregar” (quem entrega, entrega algo a alguém) com o “a” de “aquele”
Eu disse que tinha uma aluna inteligente, referindo-me à que acertara toda a prova
Agora, analisando cada alternativa, temos o seguinte:
I- CORRETO – Tumulto à toa – Locução feminina
II- CORRETO – Um não à violência – Complemento nominal (exige a presença da preposição) + artigo feminino “a”
III- ERRADO – Nomeações a varejo – Não se usa crase diante de palavras masculinas (aqui só temos a presença da preposição “a” que acompanha o complemento nominal)
IV- CORRETO – Jantarzinho à luz de vela – locução onde o núcleo é palavra feminina (luz)
V- CORRETO – Futebol à europeia – está subentendida a expressão “à moda”
Gabarito: letra a)
Questão 2
I- "Eu era adolescente e meu pai passou, então, a nos buscar para passear nos fins de semana." II- "Apesar de meu pai, sou menos assídua do que gostaria às salas de concerto." III- "...sempre atribuo nomes estranhos do programa à minha ignorância." Considere as propostas de substituição a seguir. I - Troca de a por à. II - Troca de às por a. III - Troca de à por a. Em quais delas o resultado estaria de acordo com a Norma Gramatical? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III.
Resolvendo a questão
Aqui o examinador testa seu conhecimento sobre o uso facultativo da crase. Sabemos que a crase é a junção de 2 vogais idênticas (a + a = à).
Neste contexto, a crase será facultativa quando o uso do artigo “a” for facultativo, visto que a preposição, quando exigida, será sempre obrigatória, ou ainda, quando utilizada a preposição “até”.
Para o caso de crase facultativa, em virtude do uso facultativo do artigo, devemos observar 2 situações:
- Diante de nome próprio feminino > Desejei boa sorte à Fernanda | Desejei boa sorte a Fernanda
- Diante de pronome possessivo feminino > Desejei boa sorte à minha irmã | Desejei boa sorte a minha irmã
Podemos atestar o uso facultativo do artigo passando para um substantivo masculino:
- Desejei boa sorte ao Fernando | Desejei boa sorte a Fernando
- Desejei boa sorte ao meu irmão | Desejei boa sorte a meu irmão
Há também o caso do uso facultativo da crase diante da preposição “até”, que se justifica pela possibilidade de uso da locução prepositiva “até a”
- “Até” significa limite > Fui até o mercado | Fui até a padaria
- “Até a” significa inclusão > Fui até ao mercado | Fui até à padaria
Analisando as alternativas da questão temos o seguinte:
- I – ERRADO – em “a nos buscar” só se observa o uso da preposição “a” sem possibilidade de adicionar o artigo definido “a” para que haja crase “à”
- II – CERTO – em “sou menos assídua … às salas” percebe-se a presença do artigo “as” pois o mesmo concorda em número com o substantivo “salas”. Mas eu posso suprimir o artigo e consequentemente evitar a crase que se manterá o mesmo significado:- Vale aquele velho macete de substituir a palavra feminina por uma masculina para saber se há a ocorrência do artigo antecedendo o substantivo.
Ex.: sou menos assídua aos encontros de músicos | sou menos assídua a encontros de músicos - III – CERTO – em “sempre atribuo nomes … à minha ignorância” temos a regra do uso facultativo da crase diante de pronomes possessivos femininos
Gabarito: letra e)
Questão 3
Em qual dos trechos abaixo, o uso do acento grave não está de acordo com as regras da Norma Padrão: a) “Um livro escrito pelos três pretende por fim à embromação e restituir a clareza aos ambientes de negócios”; b) “O recurso à linguagem empolada, porém, nem sempre é tão inocente”; c) “Não por acaso, a tendência à linguagem estupefaciente é maior entre as empresas desonestas”; d) “Estamos anunciando hoje uma série de passos necessários à reestruturação e cruciais para o futuro do Warner Music Group...”; e) “Quanto mais elevada à nota na escala, maior a clareza”.
Resolvendo a questão
Direto ao ponto, usando as regras já mencionadas, temos o seguinte:
a) CERTO – “por fim à embromação” | por fim ao entendimento
b) CERTO – “O recurso à linguagem” | O recurso ao livro
c) CERTO – “a tendência à linguagem” | a tendência ao conhecimento
d) CERTO – “passos necessários à reestruturação” | passos necessários ao ressurgimento
e) ERRADO – “Quanto mais elevada a nota” > O verbo elevar é transitivo direto e pede complemento SEM preposição. Aqui só temos a presença do artigo “a”
Gabarito: letra e)
Bons estudos! 😉
Se você gostou do post, deixe seu comentário abaixo, curta e compartilhe com seus amigos.
Vocẽ quer multiplicar sua capacidade de aprendizagem ??? Clique aqui e baixe agora nosso modelo de Ficha de Arquivo para fazer seu fichamento.
Muito bom.
Obrigado pela visita
e bons estudos