Por muitas vezes somos postos à prova quando vamos exercer a nobre missão de educar nossos filhos, auxiliando-os com os estudos. Nos dias de hoje, infinitos são os mecanismos de pesquisa tanto quanto infinita é a capacidade dessa garotada em utilizar novas tecnologias a seu favor.
Porém, observa-se que, por um motivo ou outro, pode ocorrer desinteresse pelos estudos, acarretando num fraco rendimento escolar e um baita problema para se resolver em família.
Hoje abordaremos possíveis origens desse desinteresse, bem como 9 oportunidades para fazer seu filho gostar de estudar, utilizando dicas simples e adaptáveis a sua realidade.
Por que há desinteresse em estudar?
A geração dos nascidos neste milênio (Geração Z, Geração Alpha), tem como característica principal a alta conectividade, credita-se a eles a capacidade de interagir simultaneamente em diferentes interfaces: ver TV, falar ao celular, brincar com um cachorro, etc.
Devido a isso, diariamente eles são bombardeados com um grande número de informação (redes sociais, internet, mensagens, etc.) que os seduzem a interagir buscando aceitação dentro do seu grupo de relacionamento.
Associada a essa necessidade, somam-se ainda:
- excesso na cobrança por parte dos pais para com um rendimento escolar nota 10 de seus filhos;
- uso do estudo como forma de punição;
- retirada de horas de lazer, convertendo-as para o estudo;
- falta de didática por conta de alguns professores;
- ambiente de estudo ineficaz em casa;
- entre outros…
Como fazer seu filho gostar de estudar
Dentre as dificuldades encontradas pelos pais para solucionar a desmotivação dos filhos para os estudos, a principal é a falta de tempo.
Hoje sabemos que a realidade vivida pelas famílias é a ausência do pai e da mãe que trabalham fora e disponibilizam pouco tempo de contato com seu filho, e, menos ainda, de estudo com ele.
Como fazer seu filho estudar (situação x ação)
Abaixo estão algumas situações comuns de acontecerem e uma sugestão de como aproveitá-las para estimular seu filho a estudar.
Qualquer variação, junção ou adaptação dessas ações são muito bem aceitas, o importante é haver o diálogo com seu filho, incentivá-lo, estar presente, participar.
Veja este lindo vídeo de uma campanha da bic, onde aponta o segredo para uma boa interação entre pais e filhos, com foco na aprendizagem.
Bons estudos! 😉
Se você gostou do post, deixe seu comentário abaixo, curta e compartilhe.
otimo video, muito motivante
Obrigado Luiz, realmente o vídeo é emocionante,
Forte abraço.