3 questões sobre papéis de trabalho

Questão 1

2016 – FCC – TRF – 3ª REGIÃO – Analista Judiciário – Contadoria

A Resolução CFC nº 986/2003 (NBC TI 01), no que se refere aos papéis de trabalho, estabelece que  

a) são ferramentas destinadas apenas ao registro em meio físico, que devem ser organizadas e arquivadas de forma sistemática e racional.

b) são documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidos no curso da auditoria para dar suporte à opinião do auditor.

c) devem ter abrangência superficial, uma vez que se trata de ferramenta de suporte. 

d) não é ferramenta adequada para proporcionar a compreensão da extensão dos procedimentos de auditoria aplicados.

e) a boa prática dos trabalhos não recomenda que sejam anexados a outros tipos de documentos.

Resolvendo a questão

A NBC TI 01 versa sobre Auditoria Interna, daí conclui-se que os papéis de trabalho (documentos de auditoria) são utilizados tanto pelos auditores internos quanto pelos auditores independentes (externos).

Os papéis de trabalho de auditoria evidenciam o trabalho realizado pela auditor, englobando as informações e impressões obtidas e as conclusões e julgamentos acerca dos exames realizados.

Os papéis de trabalho fundamentarão a opinião do auditor, suas críticas, sugestões e recomendações.

Para elucidar a questão, temos abaixo um extrato da NBC TI 01, mais especificamente, a parte que trata sobre os papéis de trabalho:

“A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.

Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.

Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.

Análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos devem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papéis de trabalho.”

 

Gabarito: letra b)


 

Questão 2

2016 – FGV – Prefeitura de Cuiabá – MT – Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal

De acordo com a NBC TA 230, Documentação de Auditoria, o auditor deve preparar documentação suficiente para que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda:

I. a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados para cumprir om as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.

II. os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida.

III. os assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

 

Resolvendo a questão

Já vimos o quão importantes são os papéis de trabalho de auditoria, dentre outras coisas, os papéis de trabalho destinam-se a:

  • ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores, ou pelos reunidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e execução da auditoria;
  • facilitar a revisão do trabalho de auditoria; e
  • registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor.

Entre os papéis de trabalho mais usados, temos: listas de verificação de procedimentos, cartas de confirmação de saldos, termos de inspeções físicas de caixa, de estoques e de outros ativos.

Um outro ponto importante a se destacar é que os papéis de trabalho SÃO DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA DO AUDITOR, que deverá mantê-los sob sua guarda pelo prazo de 5 anos, a contar da data de emissão do seu parecer.

A critério do auditor, algumas partes ou fragmentos dos papéis de trabalho podem ser postos à disposição da entidade.

Desta feita, a NBC TA 230 vem trazer a responsabilidade do auditor na elaboração da documentação de auditoria (usualmente conhecida como “papéis de trabalho”).

O item 8 da referida Norma traz a solução da questão:

“8. O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda (ver itens A2 a A5 e A16 e A17):

  • (a) a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis (ver itens A6 e A7);
  • (b) os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida; e
  • (c) assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões (ver itens A8 a A11)”

 

Gabarito: letra e)


 

Questão 3

2016 – FCC – TRT-23ª REGIÃO (MT) – Analista Judiciário – Contabilidade

Sobre entidade auditada, considere:

I. Complexidade.
II. Localização.
III. Finalidade social.
IV. Tamanho.

Nos termos da NBC TA 230, a forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem dos fatores que constam em

a) I, II e IV, apenas.
b) I, II, III e IV
c) II, III e IV, apenas
d) I e IV, apenas.
e) I, II e III, apenas.

 

Resolvendo a questão

Recorrendo novamente a NBC TA 230, a questão pede os fatores considerados relevantes para determinar a forma, o conteúdo e a extensão dos papéis de trabalho.

Este tema é tratado no item A2 da referida Norma, como abaixo transcrito:

“A2. A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria dependem de fatores como:

  • (a) tamanho e complexidade da entidade;
  • (b) natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados;
  • (c) riscos identificados de distorção relevante;
  • (d) importância da evidência de auditoria obtida;
  • (e) natureza e extensão das exceções identificadas;
  • (f) necessidade de documentar a conclusão ou a base da conclusão não prontamente determinável a partir da documentação do trabalho executado ou da evidência de auditoria obtida;
  • (g) metodologia e as ferramentas de auditoria usadas.”

 

Perceba que a relevância está relacionada a obtenção e análise de evidência de auditoria, ou seja, todo e qualquer fator que subsidiará a opinião do auditor em seu relatório, seja ele relativo a procedimentos ou documentos formulados pela entidade auditada.

Fatores do tipo tamanho e complexidade são relevantes devido ao fato de o auditor ter que realizar mais exames na medida em que estas entidades possuem mais procedimentos a serem avaliados.

Por outro lado, não são relevantes a localização da empresa e sua finalidade social, pois estes fatores não se constituem de procedimentos ou documentos que possam gerar evidência de auditoria.

 

Gabarito: letra d)


Bons estudos! 😉

Se você gostou do post, deixe seu comentário abaixo, curta e compartilhe com seus amigos.

Vocẽ quer multiplicar sua capacidade de aprendizagem ???

Clique aqui 
e baixe agora 
nosso modelo de 
Ficha de Arquivo 
para fazer 
seu fichamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *