Questão 1
2016 – CESGRANRIO – IBGE – Supervisor de Pesquisas – Tecnologia de Informação e Comunicação
O pronome oblíquo está colocado de acordo com a norma-padrão em: a) Eles estão por toda parte, mas ninguém nota-os. b) Vivemos em uma sociedade que pouco se importa com essa questão. c) Encontraremo-los em muitas cidades. d) Nos sensibilizamos, porém nada fazemos.e) É preciso trabalhar para que resolva-se o problema.
Resolvendo a questão
Para início de conversa, devemos entender o que é colocação pronominal:
Posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo à que se referem.
Neste sentido, podemos identificar 3 posições, assim chamadas: PRÓCLISE, MESÓCLISE e ÊNCLISE.
São pronomes oblíquos átonos: me, te, se, nos, vos, o(s), a(s), lhe(s)
OBS: A ênclise é a regra geral, ela segue a estrutura básica de uma oração: verbo + complemento, apesar de, na língua falada, nós brasileiros utilizarmos mais a próclise, até mesmo no início da frase, contrariando a norma padrão.
Por falar em regra, vejamos quais as regras para a correta colocação dos pronomes oblíquos átonos:
Sendo assim, vamos analisar as alternativas da questão:
a) ERRADO – Eles estão por toda parte, mas ninguém nota-os. Ninguém é um pronome indefinido e, ainda por cima, tem conotação negativa. o correto seria “…ninguém os nota”
b) CORRETO – Vivemos em uma sociedade que pouco se importa com essa questão. Pouco é advérbio, logo, temos o uso da próclise
c) ERRADO – Encontraremo-los em muitas cidades. O verbo encontrar está no futuro do presente, a forma correta seria “Encontrá-los-emos”
d) ERRADO – Nos sensibilizamos, porém nada fazemos. Não se inicia frase com pronome oblíquo, o correto é “sensibilizamo-nos”
e) ERRADO – É preciso trabalhar para que resolva-se o problema. A conjunção subordinada integrante “que” atrai o pronome oblíquo. Corrigindo temos: “…para que se resolva…”
Gabarito: letra b)
Questão 2
2016 – CCV-UFC – UFC – Auxiliar em Administração
A colocação pronominal está de acordo com a gramática normativa: a) Os computadores que compraram-se já estavam obsoletos. b) Nunca deve-se sobrecarregar a memória de um computador. c) Agora recuperam-se, mais facilmente, os arquivos de um computador. d) Os técnicos recomendam que se façam cópias dos arquivos importantes. e) O que procura-se, hoje em dia, é aperfeiçoar o desempenho do computador.
Resolvendo a questão
Na questão nº 1, passamos as regras gerais da colocação dos pronomes oblíquos átonos, note que na 1ª linha da tabela temos: palavras atrativa. Você saberia dizer quais são as palavras atrativas??
Pois bem, como o nosso objetivo é entregar conteúdo com tudo mastigadinho, vale conferir abaixo a nossa tabela de “palavras atrativas”:
Feita esta apresentação, vamos identificar os erros em cada alternativa:
a) ERRADO – Os computadores que se compraram já estavam obsoletos (Palavra atrativa – Pronome Relativo | que = os quais)
b) ERRADO – Nunca se deve sobrecarregar a memória de um computador (Palavra atrativa – Expressão negativa)
c) ERRADO – Agora se recuperam, mais facilmente, os arquivos de um computador (Palavra atrativa – Advérbio de tempo)
d) CERTO – Os técnicos recomendam que se façam cópias dos arquivos importantes (Palavra atrativa – Conjunção Subordinada Integrante | que = isto)
e) ERRADO – O que se procura, hoje em dia, é aperfeiçoar o desempenho do computador (Palavra atrativa – Pronome Relativo | Aquilo o qual se procura)
Gabarito: letra d)
Questão 3
2016 – IBFC – Prefeitura de Jandira-SP – Técnico de Segurança do Trabalho
Considerando a Norma Padrão, em “não se pode dizer que existe uma porta aberta”, o emprego, em próclise, do pronome oblíquo deve-se: a) a um uso facultativo desse registro. b) à presença de uma palavra atrativa. c) a uma exigência do tempo verbal. d) a uma reprodução do discurso oral.
Resolvendo a questão
Esta é daquelas questões das quais não se pode errar, questão fácil foi feita pra acertar.
Mas antes de responder, vale um lembrete quanto ao uso facultativo da próclise ou da ênclise.
No caso de o verbo não se encontrar no início da frase, nem haja situações que justifiquem o uso específico de próclise ou de ênclise, estará correto o emprego de qualquer uma das duas.
Assim, temos como corretas:
- Eu comprometo-me a estudar
- Eu me comprometo a estudar
- O estudo sobre o clima desenvolveu-se acima do esperado
- O estudo sobre o clima se desenvolveu acima do esperado
Agora que você já está familiarizado com a regra de colocação dos pronomes oblíquos, fica fácil identificar o motivo pelo qual foi empregada a próclise nesta questão: a presença da palavra atrativa “não”.
Gabarito: letra b)
Bons estudos! 😉
Se você gostou do post, deixe seu comentário abaixo, curta e compartilhe com seus amigos.
Vocẽ quer multiplicar sua capacidade de aprendizagem ??? Clique aqui e baixe agora nosso modelo de Ficha de Arquivo para fazer seu fichamento.
Parabéns
Agradeço a visita
e bons estudos 😉