Terminologia aplicada à Contabilidade de Custos

Observa-se a cobrança recorrente da terminologia aplicada à contabilidade de custos em provas na área fiscal. O candidato distraído na hora da prova, por vezes, pode marcar erradamente uma questão deste assunto por falta de familiaridade com as definições dadas pelos mais diversos autores.

Hoje vamos abordar os diferentes termos relacionados a custos, bem como as diversas definições para estes, e como são cobrados nas principais bancas.

Terminologia Aplicada à Contabilidade de Custos

As principais terminologias empregadas na contabilidade de custos dizem respeito à segregação do sacrifício financeiro realizado para aquisição de um bem ou serviço, ou ainda quitação de obrigação assumida, sejam eles feitos para gerar benefícios futuros, para produção, para auferir ganho ou ocorridos involuntariamente.

  • GASTO – é um conceito bastante amplo, corresponde a todo sacrifício financeiro da entidade para obtenção de um bem ou serviço, ou quitação de obrigação. É representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens);
  • INVESTIMENTO – é um gasto realizado com o objetivo de gerar benefícios futuros, é o chamado GASTO ATIVADO, pois a aquisição tem como contrapartida uma conta no Ativo da entidade;
  • CUSTO – é o gasto incorrido na fabricação de outros bens, temos ainda os dispendidos na realização de um serviço ofertado a clientes, ou ainda gastos na aquisição de mercadorias para a revenda, neste caso temos os gastos na PRODUÇÃO de bens ou serviços;
  • DESPESA – é o gasto realizado para obtenção de receita, caracteriza-se pelo sacrifício da entidade para ofertar seu produto/serviço, aqui incluídos os gastos com pessoal e material envolvidos na VENDA e na DISTRIBUIÇÃO da mercadoria;
  • DESEMBOLSO – é a saída de numerário do caixa, é o PAGAMENTO efetuado na aquisição de um bem ou serviço, ou ainda, a quitação de uma obrigação assumida com terceiro mediante pagamento;
  • PERDA – é o gasto ocorrido INVOLUNTARIAMENTE, de forma anormal, resultante de fatores naturais (enchentes, tornados, fungos etc.) ou uma ação inesperada (incêndio, roubo, etc.).

 

Terminologia aplicada à contabilidade de custos

Terminologia aplicada à contabilidade de custos

 

Algumas questões de concursos envolvendo Terminologia Aplicada à Contabilidade de Custos

 

2016 – CESPE – TCE-SC (Auditor Fiscal de Controle Externo-Contabilidade)

Com relação à terminologia de custos, julgue o seguinte item.

Em uma empresa industrial, a conta da energia elétrica consumida na fábrica é um gasto classificado como custo e a conta da energia elétrica utilizada pelo departamento de vendas é um gasto classificado como despesa.

CORRETO – Produção = Custo    /    Venda = Despesa


2016 – CESPE – TCE-SC (Auditor Fiscal de Controle Externo-Contabilidade)

Com relação à terminologia de custos, julgue o seguinte item.

A matéria-prima é considerada um investimento no momento de sua aquisição, e torna-se custo ao ser utilizada para a geração do produto.

CORRETO – Ao comprar a Matéria Prima, registra-se um aumento no Ativo Circulante (Gasto Ativado), na conta “Estoque de Matéria Prima”.

Quando a fábrica solicita MP para a produção, esse valor é lançado à conta “Custos Incorridos (MP)” que será fechada no encerramento do exercício para a apuração do Resultado.


 

2012 – CFC – Exame de Suficiência (Técnico em Contabilidade)

Relacione a terminologia da primeira coluna com os exemplos descritos na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

(1) Custo
(2) Despesa
(3) Investimento
(4) Perda

(   ) Frete de Mercadorias Vendidas no período
(   ) Aquisição de Mercadoria para estoque
(   ) Estoque de matéria-prima, não segurada, consumida por incêndio
(   ) Materiais utilizados na produção de bens

A sequência CORRETA é:

a) 3, 2, 4, 1.
b) 3, 2, 1, 4.
c) 2, 3, 4, 1.
d) 2, 3, 1, 4.

LETRA C – (2) Despesa com venda / (3) Gasto Ativado / (4) Perda involuntária / (1) Custo de Produção


Bons estudos! 😉

Se você gostou do post, deixe seu comentário abaixo, curta e compartilhe com seus amigos.

Vocẽ quer multiplicar sua capacidade de aprendizagem ???
 Clique aqui e baixe agora nosso modelo de Ficha de Arquivo para fazer seu fichamento.

 

4 ideias sobre “Terminologia aplicada à Contabilidade de Custos

  1. Muito bom. As explicações são claras e concisas.

    • Tudo Mastigadinho disse:

      Obrigado pela visita, volte sempre

  2. Muito bom, é uma matéria que vai com certeza no TCU.

    • Tudo Mastigadinho disse:

      Obrigado pela visita Joel,
      boa sorte no concurso!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *